domingo, 14 de junho de 2009

Cantigas Trovadorescas


As cantigas Trovadorescas (relativas ao período do Trovadorismo) podem ser divididas em quatro subgrupos:


  • Cantigas de Amor:

O trovador dirige-se à sua amada e a trata como objeto de desejo, uma vez que tal se submete em posição hierárquica abaixo da amada, disponibilizando-se às vontades dela.

  • Cantigas de Amigo:

São compostas por uma mulher apaixonada (às vezes, por um homem, mas com linguagem feminina). Foram o primeiro gênero literário a apresentar paralelismo entre os versos (rimas). Possuem tema relacionado ao amor, que é revelado de modo "ameno", quando comparado às cantigas de amor.

  • Cantigas de Escárnio:

Fazem uma crítica ou uma sátira indireta a alguém. Na maioria das vezes, eram compostas por trovadores que "perderam" suas amadas, portanto, escreviam criticando-as.

  • Cantigas de Maldizer:

Possuem o mesmo objetivo das cantigas de Escárnio, contudo eram diretas, identificando o criticado. Eram compostas por palavras e expressões de baixo calão, satirizando e criticando diretamente a pessoa.

Estes dão os quatro tipos de cantigas Trovadorescas, que fizeram do Trovadorismo o principal marco da Língua Portuguesa.

20 comentários:

  1. olha vou ter que falar a verdade pra que estudar isso não vai me ajudar em nada eu acho pura besteira.pura perca de tempo e uma porcaria!!
    a minha professora de portugues fica obrigando a gente a escrever isso
    to com muita raiva de escrever isso
    beijo e não me liga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade é a mesma coisa que equaçao praa que se em minha formação eu nao vo precesa.afffffffff

      Excluir
  2. haha caramba, que revolta hein campeão!

    ResponderExcluir
  3. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa isso só interessa a quem está estudando pq isso e uma coisa indiotaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem escreve "indiota" realmente não deve gostar de estudar português!

      Excluir
  4. essa materia e muito chata.chata pra caramba!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a literatura tem que se redefinir a literatura se tornou muito complica e chata essa também e a opinião da minha colega Denismara!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. ae essa parada e uma merda que os professores passam so pra ferar sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os professores estão tentando ferrar com a sua vida ? ou estão teducando-o, para que talvez em um futuro não tão distante você seja algo que muitas pessoas que pensavam como você... se tornaram. Literatura é muito mais abrangente que possa imaginar. Trovadorismo, nos traz conhecimento hitóricos sobre a idade média, sobre o poder secular da igreja, e muitas outras coisas que na qual, você ignora e é tão ignorante ao ponto de arrogar-se da fonte inesgotável de conhecimento O ESTUDO.

      Excluir
  8. bando de ignorante sem cultura..

    ResponderExcluir
  9. eu realmente gosto de literatura, e acho essa matéria muito interessante e legal!Concordo com a viviane silva, voces sao todos um bando de ignorante sem cultura, af

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, sou estudante de letras, e também tinha as mesmas opiniões que vocês explicitaram aqui. Vocês vão adquirir muito conhecimento em relação as origens da nossa língua, e vão usá-lo no vestibular. Podem reparar que na tabela de pesos, o Língua Portuguesa e Literatura são as matérias que mais vão ajuda-los a alcançar um bom desempenho no vestibular. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  11. muitos não acham isso interessante porem é necessário saber como erra a literatura nessa época ,se verem historia por exemplo é bom saber como surgiram essas cantigas.

    ignorância não leva a nada.

    ResponderExcluir
  12. Para que ficam se rebaixando a esse nível com esses comentários desnecessários? Não entendo tanta estupidez.

    ResponderExcluir
  13. O erro do ser humano é ter a mente fraca, para descobrir novas experiências. Lamentável ver a que ponto seres que se dizem pensantes se comportam assim, LITERATURA é arte não é noia não , bando de ignorantes , se criticam a disciplina é porque não tem nem se quer a dignidade de dizer que não conseguem assimilar um contexto.

    ResponderExcluir
  14. os comentários são de uma infantinidade total

    ResponderExcluir